Serra da Mantiqueira

Considerada um dos mais importantes ecossistemas brasileiros e figura na lista das Reservas da Biosfera da ONU (Organização das Nações Unidas).

A grande riqueza da região está na vegetação e nas milhares de nascentes que deram origem ao seu nome, e que alimentam importantes bacias hidrográficas.

Ela tem uma diversidade de ecossistemas, como consequência de sua topografia que apresenta desníveis de mais de 2.000 metros, pois suas altitudes variam entre 700 m, a cota mais baixa e 2.798,39 m, seu ponto culminante, na Pedra da Mina, divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Quanto a flora, nela são encontrados campos de altitude, diferentes tipos de florestas, matas de araucária, flores as mais diversas e pequenas áreas brejosas, que abrigam um grande número de espécies endêmicas (ou seja, que só ocorrem na região).

Tudo isso faz com que as condições propiciadas à produção dos produtos La Reina sejam ideais, trazendo o doce sabor da preservação de nossa natureza através do mel da Montanha e a Própolis Verde que são processados de forma Artesanal.

A lenda

Conta a lenda que há muitos e muitos anos atrás vivia no local uma tribo de índios Guaranis.

Dentre eles havia uma linda índia pela qual todos os guerreiros da tribo eram apaixonados, dado a sua beleza.

lareina-lenda-mantiqueira-montanha-que-chora

Mas ela não se interessava por nenhum deles, sua paixão era o Sol. Passava os dias a admirá-lo e quando ele se punha no horizonte ela se entristecia, mas logo ia dormir e ansiosamente aguardava o alvorecer para novamente ver o seu amado.

Um dia o Sol notou a bela índia e por ela se encantou. Passava então mais lentamente sobre a terra em que viviam os índios e passou a nascer mais cedo e a se pôr mais tarde, tudo para ficar mais tempo admirando a amada. Tal era o encantamento do Sol, que ele começou a passar mais perto da terra, sem se aperceber que seu calor estava secando os rios, queimando as pastagens e incendiando as florestas.

A paixão do Sol pela índia despertou os ciúmes da Lua, que também era apaixonada pelo Sol. Foi então reclamar a Tupã, o ser supremo dos índios.
– Como pode o astro rei apaixonar-se por uma simples índia, uma simples mortal, perguntava a inconformada Lua a Tupã, que após insistentes apelos da Lua, veio a terra verificar o que acontecia.

Ao perceber o tamanho da tragédia que se aproximava em breve, ordenou imediatamente ao Sol que voltasse à sua rotina normal e para assegurar que isso nunca mais aconteceria, ergueu a maior montanha que havia e dentro dela aprisionou a bela índia.

A índia inconformada passou a chorar copiosamente e tanto, que suas lágrimas passaram a verter pela montanha e formaram nascentes que até hoje abastecem os rios e córregos da região. Foi assim que surgiu o Ribeirão Grande, Tetequera, Pedrinhas e outros que nascem na Serra da Mantiqueira (A–man–ti-kir) que em tupi-guarani significa a Serra que chora.

©2024 La Reina - Apiários e produtos de abelha | by JLLDesign

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?