Dúvidas Frequentes

Encontre aqui as dúvidas frequentes sobre os produtos La Reina.

Rainha: 2-5 anos.
Abelhas Operárias: 6 semanas durante a primavera, verão e outono e até 4-5 meses, durante o inverno.
Zangões: Morrem logo depois de acasalarem. Longevidade máxima 4 meses

Porque o ferrão está anexado às partes internas das abelhas, nervos, músculos e intestino. Quando as abelhas (operárias) atacam um ser humano, o ferrão fica preso à pele da pessoa. Então, as abelhas instintivamente tentam voar para longe, deixando para trás uma fração das suas partes internas, algo que resulta na morte instantânea das abelhas. Os zangões não têm ferrão.

Em média, a carga de néctar de uma abelha europeia situa -se entre 20 e 40 mg, podendo chegar, ocasionalmente a 80 mg. A carga média da africanizada é um pouco menor, e a máxima pode chegar a 60 mg ou um pouco mais.

São 12 no total, sem contar o delicioso mel de florada silvestre La Reina que traz uma variedade incrível de sabores e nutrientes pela liberdade de colheita das abelhas. São eles:

Laranjeira: Mel claro, muito valorizado pelos consumidores brasileiros devido ao aroma e coloração. Encontrado em São Paulo e Minas Gerais.

Eucalipto: Mel relativamente escuro, rico em minerais, geralmente utilizado como expectorante. Produzido nas regiões Sul e Sudeste.

Cipó-uva: Mel transparente costuma agradar os consumidores por sua coloração e aroma, predominantemente produzido em áreas de Cerrado, em Minas Gerais.

Bracatinga: Mel não-floral ou melato, produzido a partir de cochonilhas, insetos sugadores que secretam um líquido açucarado no tronco da Bracatinga, árvore nativa das regiões mais frias do Sul do Brasil. Sabor muito autêntico e peculiar, muito escuro e rico em minerais. É possível produzir mel das flores também, geralmente com sabor bem amargo.

Uruçu: Mel claro e amarelado, levemente ácido, produzido no Nordeste brasileiro.

Mandaçaia: Mel claro, às vezes transparente, não é ácido, com sabor característico do material de construção usado nas colônias, produzido no Sul e Sudeste.

Jataí: Mel claro, levemente ácido, muito usado na cultura popular por suas propriedades medicinais, produzido no Brasil todo.

Uruçu-amarela: Mel muito ácido, produzido no Pará, considerado o melhor mel do Brasil no concurso de mel organizado pela Ame-Rio nesse ano.

Tiúba ou uruçu cinzenta: Mel muito doce, geralmente transparente, produzido no Maranhão e Pará.

Borá: Mel bastante peculiar é levemente salgado e possui aroma que lembra o sabor de queijo, ótimo para temperar saladas. Produzido na região Sudeste;

Jandaíra: Mel levemente ácido, usado na cultura nordestina como produto medicinal, produzido na região do Semiárido do Rio Grande do Norte.

Mandaguari: Mel levemente amargo e mais viscoso, produzido no Sul e Sudeste.

Nos casos de pessoas com alergia ao veneno da picada de abelha, ocorre um choque anafilático que deve ser tratado imediatamente. Mas, normalmente, para que um adulto morra por picada de abelha é necessário receber cerca de 1.100 picadas.

Em média, uma abelha é capaz de produzir uma quantidade equivalente a 1/12 de uma colher de chá de mel em toda a sua vida.

O mel é o único alimento que inclui todas as substâncias necessárias para a sustentação da vida humana, como vitaminas, minerais, água e enzimas, por exemplo, além de conter um importante antioxidante — a pinocembrina —, associado ao bom funcionamento cerebral.

As abelhas encontradas no Brasil são descendentes do cruzamento da abelha africana com a europeia.

Um bom mel, puro e de qualidade cristaliza, enquanto que o mel superaquecido ou acrescido de glicose comercial, calda de açúcar ou melado de cana não costuma cristalizar e indicia falta de pureza.

Se o seu mel cristalizou, coloque o recipiente em banho maria por 15 minutos para trazer o mel em ao seu estado líquido.

Esse processo não danifica o mel, apenas modifica o estado em que ele se encontra, porém, é preciso realizar essa operação com cuidado, pois se o mel sofre um aquecimento exagerado, poderá prejudicar seriamente as enzimas, açúcares naturais e vitaminas do mesmo, que são sensíveis ao excesso de calor.

O mel poderá voltar a cristalizar com tempo, pois é uma característica natural do mel.

Indicamos o consumo do Mel La Reina em até 6 meses após aberto, porém mel tem uma decomposição demorada. Um exemplo: foram encontrados potes de mel ainda preservados em sítios arqueológicos com mais de 3 mil anos. Essa demora na decomposição acontece por dois motivos: a alta taxa de açúcar, em torno de 90 % e, principalmente, a baixa quantidade de água cerca de 17 %.

O mel possui, entre outras, propriedades emolientes, nutritivas, antissépticas e hidratantes, razão pela qual constitui um ingrediente ideal para preparar receitas de máscaras tanto para a pele como para o cabelo.

Para se ter uma ideia sobre o poder antisséptico do mel, ele foi usado para tratar as feridas dos soldados durante a Primeira Guerra Mundial, pois consegue atrair e absorver a umidade, tornando-se um poderoso agente de cura.

Precisa de ajuda?

Deixe sua mensagem. Entraremos em contato o mais breve possível.

CONTATO

©2024 La Reina - Apiários e produtos de abelha | by JLLDesign

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?